10 passeios incríveis e gratuitos em São Paulo.

Quer sair e não gastar muito? E se a gente disser que é possível ir a eventos incríveis sem pagar nada? Duvida?

Então confira aqui 10 passeios incríveis e gratuitos em São Paulo.

 

Festival na Vila Madalena

Atrações musicais, oficinas e palestras invadem o bairro.

Serão ocupadas as ruas Medeiros de AlbuquerqueAspicuelta e Harmonia em um projeto que faz parte do programa Ruas Abertas, organizado pela Muda Cultural em parceria com o Armazém da Cidade.

Programação Gratuita:

4/2
13h Jazz na Rua
15h30 Marquinho Mendonça
15h30 DJ Marina Lopes

5/2
13h Regional do Babeche
15h30 Arismar do Espírito Santo & Lea Freire

 

Tróilo e Créssida

Jô Soares celebra William Shakespeare com montagem de Tróilo e Créssida

Programa Gratuito

Data: Quarta a sábado, até 19 de fevereiro

Horário(s) Quartas a sábado, às 20h Domingo, às 19h

Diretor: Jô Soares

Elenco: Otávio Martins, Maria Fernanda Cândido, Paulo Marcos e Adriane Galisteu

Teatro do Sesi – SP

Metrô Trianon-Masp
Avenida Paulista, 1313, 01311-200

Telefone (11) 3146-7405

Site do evento

Nos 400 anos da morte de William Shakespeare, Jô Soares leva ao Teatro do Sesi uma montagem de “Tróilo e Créssida“, renomada comédia satírica do escritor. As apresentações acontecem de quarta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h, até o dia 19 de fevereiro.

Com Otávio Martins, Maria Fernanda Cândido, Paulo Marcos, Adriane Galisteu e grande elenco.

 

A Oração

Cia. Los Puercos apresenta espetáculo gratuito da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Programa Gratuito
Segundas e terças, até 14 de janeiro

Horário(s) 20h

Diretor: Luiz Campos

Elenco: Giovanna Marcomini, Nathalia Nigro e Sérgio Mamberti

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Centro 01123-001

Telefone (11) 3221-5558

Oficina Cultura Oswald de Andrade apresenta, até o dia 14 de fevereiro, o espetáculo teatral “A Oração“. As apresentações acontecem às segundas e terças-feiras, sempre às 20.

O descobrimento da Bíblia para as personagens de Arrabal em “A Oração” fazem com que trilhem caminhos sinuosos onde a salvação de todos os pecados é também o maior obstáculo. Em contrapartida ao livro sagrado, suas questões esbarram no recente passado e no miserável presente.

O livro é a esperança para obterem uma vida e destino com mais dignidade, pois percebem que nada do que viveram foi digno perante as leis cristãs. Um diálogo que envolve os princípios humanos e suas falhas, mas acima de tudo o obstáculo que somos em nosso próprio caminho.

 

Poema Suspenso para Uma Cidade em Queda

Cia Mungunzá de Teatro apresenta peça gratuita na Caixa Cultural.

Programa Gratuito

Data 03-19 Fev
Sexta, sábado e domingo

Horário(s) 19h15

Diretor: Luiz Fernando Marques

Elenco: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias

CAIXA Cultural São Paulo

Praça da Sé, 111, 01001-001

Telefone (11) 3321-4400

Entre os dias 3 e 19 de fevereiro, a Caixa Cultural recebe o espetáculo “Poema Suspenso para Uma Cidade em Queda“, da Cia Mungunzá de Teatro. As apresentações são gratuitas e acontecem de sexta a domingo, sempre às 19h15.

Uma pessoa cai do topo de um prédio e não chega ao chão. Os anos passam e este corpo não consuma a queda. A partir daí, a vida das pessoas nos apartamentos fica presa numa espécie de buraco negro pessoal, onde cada um vive uma experiência que não finaliza, que gira em círculos, não se desenvolve e não olha para seu entorno. Cada personagem fica preso em sua metáfora, ignorando o conjunto à sua volta.

Trata-se de uma fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo contemporâneo. Através do excesso de possibilidades, de informações e uma abertura de infinitos caminhos a percorrer em um segundo, o homem para diante de tudo e começa a traçar um caminho circular dentro de seu reduto que, muitas vezes, ilude a vida, mas, na verdade, é puro preenchimento de espaço.

 

Juventudxs – Uma Peça Golpe Afetiva

Funarte apresenta espetáculo gratuito sobre questões de gênero

Programa Gratuito

Data 04-19 Fev

Horário(s) 19h

Diretor: William Costa Lima

Elenco: Aguida Aguiar, Bru Cardoso, Carolina Vilela, Daniel Macedo, Ellen Cruz, Gabriela Ferreira, Giulio Passerino, Isabella Miranda, Júlia Monique, Karine Evelyn, Leticia Carmona, Livia Batista, Marina Yohara, Matheus Izidio, Pablo Garcia, Paullo Castro, Ricardo Garcia, Taina Perroni, Thalyta Raquel e Thayane Silveira

FUNARTE

Sala Carlos Miranda
Alameda Nothmann , 1058, 01216-001

Telefone 3662-5177

Entre os dias 4 e 19 de fevereiro, a Funarte recebe o espetáculo “Juventudxs – Uma Peça Golpe Afetiva“. As apresentações são gratuitas e acontecem aos sábados e domingos, sempre às 19h.

A peça é resultado de uma parceria pedagógica realizada em 2016, entre O Pequeno Teatro de Torneado e o Projeto Juventudes, do SESC Itaquera. Durante as atividades, 21 adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de experimentar a linguagem teatral por meio de um mergulho criativo e reflexivo em questões propostas por eles mesmos.

No enredo, discussões cotidianas sobre gênero e racismo são colocadas em evidência a partir da história de um assassinato praticado sem motivos aparentes. Ao mesmo tempo, uma gangue de mulheres sequestra um homem, uma filha busca a verdadeira história de sua mãe desaparecida, uma drag-queen faz sua última performance em uma danceteria, uma atriz apresenta uma comédia e a barraca de pastel da dona Aikuri se transforma para sempre.

 

 

Desvendando o universo de Amélie Poulain

Programa Gratuito

Data Até 28 de Fevereiro

FNAC Paulista recebe exposição gratuita com olhares de 15 artistas sobre o filme francês.

Um dos clássicos mais queridos do cinema francês ganha uma homenagem na FNAC Paulista. Com entrada gratuita, a exposição “Desvendando o Universo de Amélie Poulain” relembra o longa de Jean-Pierre Jeunet com interpretações de 15 artistas diferentes, sob curadoria de Hugo Umberto Carmesim.

Até o dia 28 de fevereiro, o público poderá ver obras de Adriano Catenzaro, Marília Marques Silva, Cecília Dalcanale, Elizabeth Titton, Veronica Fukuda, Milena Kovalczuk, Rodney Rauth, Sandra Koche, Ana Isis Ribas, Patrícia Virmond, Lourdes Giglio, Bárbara Zacchi, Claudia Colnaghi, Bruna Fraga e Washington Takeuchi inspiradas no universo fantástico do cineasta francês.

 

 

Carta Aberta – correspondências na prisão

Mostra fica em cartaz até 20 de março de 2017, no 3º andar do Memorial da Resistência, e revela como foi a comunicação entre os presos políticos e seus familiares e amigos, por meio de cartas, nos anos de chumbo.

Programa Gratuito

Data Até 20 de Março

Horário(s) De quarta a segunda-feira, das 10h às 18h

Memorial da Resistência

Largo General Osório, 66,

Telefone (11) 3335-4990

Memorial da Resistência apresenta, a exposição Carta Aberta – correspondências na prisão, composta de aproximadamente 70 cartas, de dentro e fora da prisão, trocadas entre presos políticos e seus familiares e amigos entre os anos de 1969 a 1974. Também integram a mostra fotografias, cartões comemorativos e de solidariedade, artesanatos produzidos na prisão e uma obra “Carta a Sérgio Ferro” (1973), do artista e ex-preso político Alípio Freire. Conta, ainda, com o testemunho da ex-presa política Maria Aparecida Costa Cantal sobre a importância das correspondências naquele contexto. Outros testemunhos deverão ser coletados durante o período da exposição. A mostra tem curadoria de Kátia Felipini e Luiza Giandalia e comunicação visual da Zol Design.

A mostra ficará aberta ao público até 20 de março de 2017, inaugurando o novo espaço de exposições temporárias do Memorial da Resistência, no 3º andar deste edifício.

A exposição foi realizada com o intuito de contar um pouco sobre um momento crucial na vida de pessoas que lutaram pelos ideais de liberdade e democracia, usurpados pela Ditadura Civil-Militar entre os anos de 1964 e 1985 no Brasil. São cartas que foram mantidas sob os cuidados dos próprios ex-presos e familiares por mais de quatro décadas, e que agora voltam a ganhar vida ao serem abertas.

Anime nas Férias

Sesc Vila Mariana exibe longas do estúdio Ghibli de graça.

Programa Gratuito

Data até 18 de Fevereiro

SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141, 04012-000

Telefone (11) 5080-3000

No Sesc Vila Mariana, as férias serão cheias de fantasia com o projeto Anime nas Férias. Revelando o melhor da produção do estúdio Ghibli.

As sessões fazem parte da programação do Cinesábado, acontecem às 14h e são gratuitas, mas é recomendável retirar os ingressos com uma hora de antecedência no local. Aos pais, vale notar que nem todos os filmes têm indicação classificativa livre (confira ao lado de cada sessão).

 

Sábado, 4 de fevereiro

14h – O Conto da Princesa Kaguya (Kaguyahime no monogatari, Isao Takahata, Japão, 2015, 137 min) *12 anos

 

Sábado, 11 de fevereiro

14h – As Memórias de Marnie (Omoide no Mânî, Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2015, 104 min) *10 anos

 

Sábado, 18 de fevereiro

14h – Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no haka, Isao Takahata, Japão, 1989, 90 min) *14 anos

Cinepiano

Cinepiano exibe clássicos do cinema alemão com música ao vivo.

Programa Gratuito

Data 04-18 Fevereiro

Horário(s) 19h

Sesc Santana

Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Norte 02085-100

Telefone (11) 2971-8700

Entre os dias 4 e 18 de fevereiro, o Sesc Santana apresenta o projeto Cinepiano, em edição especial com clássicos do expressionismo alemão.

Serão exibidos três filmes dirigidos pelo cineasta Friedrich Wilhelm Murnau com trilha sonora tocada ao vivo, executada pelo pianista Tony Berchmans. As sessões acontecem sempre aos sábados, a partir das 19h, com entrada gratuita.

 

Programação

Sábado, 4/2
19h
 Nosferatu

 

Sábado, 11/2
19h 
A Última Gargalhada

 

Sábado, 18/2
19h
 Metropolis

Fundação Ema Klabin abre inscrições gratuitas para Oficinas de Arte para Crianças.

Serão oferecidas 100 vagas em quatro oficinas para crianças de todas as idades.

Programa Gratuito

Data até 18 Fevereiro

Horário(s) 14h às 16h

Fundação Ema Klabin Rua Portugal, 43, 01446-020

Fundação Ema Klabin preparou uma série de atividades para a criançada. Em janeiro e fevereiro, o setor educativo do museu oferece quatro oficinas, sempre aos sábados, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas no site e são gratuitas.

Confira a programação

Sábado, 04/02, das 14h às 16h | Re-Capitu-Lar: “Contos de Ema”

Muitas histórias mitológicas e populares se escondem nas obras de arte de um museu. Uma visita ao espaço cultural , tendo algumas dessas histórias narradas, será o estímulo para um jogo onde as crianças são convidadas  a reescrever as histórias como se fossem os personagens.

 

Sábado, 11/02, das 14h às 16h | “Oficina de Desenho no Jardim”

O jardim da Fundação Ema Klabin, projetado por Burle Marx, será a inspiração para que as crianças observem e   desenhem em folhas transparentes. Depois, os desenhos serão impressos  usando a técnica de monotipia.

 

Sábado, 18/02, das 14h às 16h | “Oficina de Monotipia: Palavras com Forma e Cor”

A monotipia é um recurso/técnica que possibilita ao desenho um vasto campo expressivo. A cada impressão seus efeitos se modificam permitindo inserir ou retirar elementos gráficos. No final as crianças serão convidadas a ilustrar um pequeno texto e brincar com o jogo entre imagem e palavra.

 

Quer mais opções? Então veja aqui 10 Lugares para curtir de graça em São Paulo.

Gostaram das dicas do Rakuten Shopping pra você?

Siga nosso blog para mais dicas como essa e muito mais!!!

 

Comente via Facebook

Comentários

29
1

1 Comment

  1. Fidio 8 de fevereiro de 2017

    Recomendo o espetáculo “A Oração” galera. Um programa ótimo pra dias não convencionais (Segundas e terças) e o melhor… GRATUITO!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.